Educação em Rede: conteúdo educativo nas rádios locais

Metologias ativas como o ensino híbrido e a pedagogia por projetos são exemplos que,  junto com a ideia de o processo de aprendizagem poder ser estendido aos ambientes de mídia em geral, nos trazem uma perspectiva de educação em rede, cooperativa e divertida.

O processo de construção dos programas de rádio no Projeto Conexão naturalmente envolve esses conceitos e métodos, em voga nas discussões sobre o tema Educação.

Sendo assim, por que não por meio de uma rede de contatos com as rádio locais e regionais?

“A aprendizagem não acontece só dentro da sala de aula, mas de todo e qualquer lugar.”  Leila Ribeiro – entrevista Canal Futura

O Projeto de Ensino Rádio Conexão tem desenvolvido diversas ações pedagógicas em parceria com os professores do IFRS Campus Sertão.

Atualmente temos, como resultado destas práticas, programas radiofônicos finalizados com qualidade de áudio adequada para serem veiculados em rádios locais e regionais, comunitárias e comerciais, inclusive livre de direitos autorais.

A ideia é oferecer esse conteúdo às rádios conhecidas na região que queiram veicular sem custos à nossa instituição.

Portanto, neste momento precisamos criar uma rede de contatos com as rádios da nossa região. Neste sentido, pedimos o apoio dos amigos que puderem nos ajudar neste empreendimento.

Biolife – o que você não pensou a Biologia te conta

O programete  de 30 segundos aborda curiosidades e informações inusitadas relacionadas à Ciência. Envolve fatos populares e científicos dos seres humanos, dos animais, das plantas e da evolução do planeta.

Apresentado de uma forma simples, com linguagem coloquial mistura ciências com uma pitada de descontração.

Hoje são cerca de 60 programas elaborados pela turma da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS Campus Sertão.

How Do You Say – Como se diz em inglês?

Inspirado no livro “How do You Say… In English?” de José R. A. Igreja o programete é mais uma atividade executada em aula numa iniciativa da professora de Inglês Maísa Brum que viu na produção radiofônica e na educomunicação uma oportunidade para provocar o aprendizado do idioma inglês com foco em expressões e curiosidades da língua.

Pois é, estas são apenas amostras do potencial de geração de conteúdo educativo para a mídia rádio, do projeto. O itinerário de construção desse material traz bons resultados do ponto de vista pedagógico e tem adesão interna significativa por parte de educadores e alunos.

“…a esperança agora é que essa ânsia de educadores e alunos por novos métodos de aprendizagem possa contar ainda mais com o apoio da comunidade”

Finalmente, a esperança agora é que essa ânsia de educadores e alunos por novos métodos de aprendizagem possa contar ainda mais com o apoio da comunidade, por meio dos veículos de comunicação locais e regionais como as rádios comunitárias, educativas e até mesmo comerciais.

Como baixar os programas e ajudar nossa Educação em Rede?

Estamos organizando um fluxo de trabalho para garantir que os conteúdos estejam em todas as plataformas possíveis, hoje alguns estão no Soundcloud, no Radiotube.org.br e no Youtube.

Download Completo:

BIOLIFE – Clique Aqui para baixar o repositório completo do programa Biolife

How Do You Say – Clique Aqui para baixar os programas how Do You Say.

Seletivo – Clique Aqui para baixar os spots do Processo Seletivo.