Papo de Educador: educação inovadora e criativa na mídia PODCAST

O inspirador podcast Papo de Educador, através de seu idealizador, professor do Instituto Federal de São Paulo Damione Damito nos cedeu os direitos de execução do conteúdo na web rádio do Projeto Conexão. O texto a seguir é, antes de mais nada, um agradecimento ao professor Damione!

A oportunidade de trabalharmos a Educomunicação por meio da produção radiofônica se mostrou logo de cara potencialmente acessível e produtiva para o nosso contexto.

Logo surgiram as primeiras produções, ainda que de forma artesanal, porém com resultados pedagógicos surpreendentes, menos pelos produtos finais e mais pelo processo criativo envolvido nas etapas de pesquisa, roteirização, edição e finalização, por exemplo, de programas construídos interdisciplinarmente pelos alunos, obviamente mediados pelos professores de diferentes disciplinas.

Em 2015, nos primeiros passos do projeto, o audiovisual já estava, de certa forma, consolidado na produção de conteúdo multimídia, com potencial pedagógico e de divulgação científica por meio de canais de vídeo, com destaque à plataforma Youtube.

No Brasil, o Canal do Pirula, o Nerdologia, os Colecionadores de Ossos, o Manual do Mundo, entre outros tantos já impactavam multidões com conteúdos interessantes e carregados de conhecimento útil. Já nós tínhamos uma web rádio.

Alguém ainda escuta rádio?

Em nossas discussões, a preocupação com o impacto das ações do projeto sempre surgia. Para além do ganho pedagógico da produção radiofônica por meio de ações interdisciplinares, imaginávamos que nossos conteúdos também pudessem impactar a comunidade externa, divulgar a escola, cativar novos estudantes e intrigar educadores. Mas eram os “youtubers” que tinham esse poder. Infelizmente, quase ninguém ouvia nossa rádio!

Eis que a grande inspiração aparece!

O podcast Papo de Educador, um dos primeiros no campo de educação no país é um exemplo que inspira e transforma seus ouvintes, com seu conteúdo inovador, com abordagens nos campos da carreira docente e da educação paro o século XXI.

A perspectiva da convergência de mídias, em que o esforço na produção de áudio poderia ser adaptado para mídia audiovisual ainda está no radar do projeto Conexão mas o áudio foi o que pudemos alcançar. No entanto, atualmente o projeto Conexão é mais que uma web rádio, pela coordenação do professor  Felipe Alvares o espaço se tornou um vetor local de ações no campo da aprendizagem criativa, mediando abordagens inovadoras como Design Thinking e metodologias ativas como a Pedagogia por Projetos.

Portanto, “nos faltam pernas” para tocar um núcleo audiovisual. A sorte é que o podcast está na moda!

Mas o que é um PODCAST?

POD vem do famoso iPod. Sim, o aparelho tocador de áudio da Apple que trouxe o conceito de ouvir música sob demanda(PoD – Personal on Demand). Já o CAST vem de broadcasting que, entre outras coisas, se refere à  radiodifusão

Isso mesmo! Não seria irresponsável definir o podcast como uma espécie de rádio sob demanda.

Um celular com microfone e muita criatividade

Uma das vantagens do áudio perante o video, que pode ser determinante num contexto de escola pública e de restrição orçamentária, são os desafios de infraestrutura.

A construção de um recurso de aprendizagem usando áudio, com garantias de um produto final de qualidade razoável pode ser conseguida utilizando, por exemplo, um celular com seu próprio microfone e um aplicativo gratuito de gravação.

Do mesmo modo, um bom vídeo pode ser elaborado usando a câmera de aparelhos celulares, porém, desafios relacionados à iluminação e estabilidade trazem uma complexidade extra.

Particularmente, a escolha em consumir conteúdo via áudio tem relação a comodidade e aproveitamento do tempo. Ao contrário do vídeo, que demanda certa imersão e foco exclusivo, ouvindo podcast ou rádio consumo conteúdo educativo paralelamente às rotinas do cotidiano, na academia, no banho, no trânsito ou lavando louça, por exemplo!

Meus episódios PdE favoritos

O podcast Papo de Educador está disponível em várias plataformas como Spotify, Google Podcasts, Apple Podcast e pelo próprio site do PdE

Se eu pudesse indicar alguns episódios específicos eu começaria por um que além de abordar um tema muito atual, o financiamento da educação, entrevista um docente do IFRS Campus Bento Gonçalves, pós graduado na área de sociologia e referência em dados educacionais:

Outro programa também marcante é o que entrevista o professor pesquisador do MIT Léo Burd, que fala de Aprendizagem Criativa:

Por fim sugiro o episódio Hackeando a Biologia em que o educador Filipe Oliveira do Conector Ciência trata de iniciativas Faça você Mesmo (DIY – Do It Yourself) ligado à aprendizagem de biologia:

Enfim, vale à pena assinar gratuitamente o podcast, acompanhar as novidades e quem sabe “maratonar” nos episódios passados.

Ajude o podcast Papo de Educador continuar esse trabalho fantástico

O compromisso do professor Damione Damito com a disseminação de boas práticas e exemplos de educação inovadora fica evidente, não só no teor dos programas mas na facilidade com que a equipe disponibiliza gratuitamente esse conteúdo tão rico através de várias plataformas.

Finalmente, é um privilégio poder contribuir modestamente com essa rede de pessoas comprometidas com a educação inovadora.
Para contribuir com valores recorrentes a partir de R$ 10/mês basta utilizar a plataforma de patrocínio do podcast. Há inclusive recompensas!

Papo de Educador nas mídias

Canal no Youtube