Rádio Escolar “Bem que no IF poderia ter uma”, o relato de um egresso!

Gosto muito quando me pedem para falar da rádio escolar Conexão pois todas as lembranças e o sentimento de gratidão começam a aparecer.

Lembro como se fosse ontem quando lá em 2015, eu ainda com 14 anos estava na aula do professor Felipe – que hoje não é mais meu grande mestre mas que tornou-se uma amizade que levarei para a vida inteira – e de repente ouço o seguinte questionamento:

“Bem que aqui no IF poderia ter uma rádio”

Ah! mas não deu outra!

Meus olhos brilharam naquele momento e a partir daí comecei a “pegar no pé” do Felipe e insistir na ideia da criação de uma rádio escolar.

Bom, realmente eu não sei o que eu tinha na cabeça, pois não fazia a mínima ideia de como funcionava uma rádio e não possuía nenhuma habilidade para trabalhar na mesma.

Como colocar uma Rádio Escolar em prática?

Após conseguirmos mais alguns interessados para trabalhar no projeto e depois de muitas reuniões para decidirmos o que iriamos fazer, enfim colocamos o projeto “rádio” Conexão em prática, isso mesmo, com aspas porque inicialmente nós não conseguíamos fazer o que realmente faria uma rádio, por conta da inexperiência dos envolvidos.

Uma curiosidade é sobre o nome “Rádio Conexão”, que surgiu de uma enquete realizada nas turmas na qual uma aluna o sugeriu.

Radio Escolar - Yuri editando

Yuri Mello editando no Audacity.

Lembro que naquela época quase não tínhamos programas gravados, o que tínhamos eram  chamadas rápidas falando o nome de algumas músicas. Estes programas eram passados para um pen drive para posterior transmissão.

Aliás, naquela época não tínhamos nenhuma ferramenta para transmissão, ou seja, a rádio era colocada no ar nos eventos que aconteciam no Instituto Federal e alguns que eram promovidos pelo próprio projeto. Colocávamos algumas caixas de som e ligávamos o pen drive, ai então começava a tocar a rádio escolar.

O ano de 2016 foi um marco para o projeto pois conseguimos algumas bolsas e o número de apoiadores aumentou, aprimoramos os equipamentos, conseguimos realizar algumas oficinas o que auxiliou muito no conhecimento teórico e prático dos bolsistas.

Ao longo do ano conseguimos gravar alguns programetes falando de curiosidades gerais, gravamos também entrevistas com professores do IFRS, falando sobre algum assunto ligado à sua disciplina e finalmente uma ferramenta de transmissão de rádio foi disponibilizada.

A consolidação do projeto Conexão

Em 2017,  infelizmente meu último ano de participação no projeto, a equipe da rádio Conexão conseguiu montar um estúdio de gravação com tratamento acústico e tudo mais, contamos também com a participação de professores e alunos.

Desta forma conseguimos realizar muitos programas voltados à cultura, à educação, às curiosidades, aos conhecimentos gerais, entre outros e melhoramos a transmissão diária da rádio por meio do software livre Airtime.

Este foi um breve histórico da criação da rádio, meu sentimento de gratidão pela participação no projeto é incomensurável pois consigo observar o quanto evolui nesse tempo.

Aprendi a trabalhar em equipe, ter responsabilidades, respeito mútuo, a operar equipamentos diferentes e principalmente perdi o medo de falar em público, este que me assombrava todas as vezes que precisava apresentar algum trabalho.

Atualmente acompanho o projeto de longe e vejo o caminho que está tomando, fico feliz por ver toda essa evolução que o projeto obteve e ainda mais feliz por ter sido um participante do Projeto Rádio Conexão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão.

Rádio Escolar : Yuri formado

Yuri Mello

Técnico em Agropecuária recém egresso do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Sertão onde pôde cumprir seu estágio numa das maiores empresas nacionais do ramo de commodities agrícolas. Atualmente atua numa empresa do segmento de assistência técnica rural e se prepara para o vestibular na área de Agronomia.